Rastreio Auditivo no Hospital de Santa Maria - Porto

Otorrinolaringologia
15 Julho, 2022

No âmbito da sua iniciativa “12 Meses, 12 Rastreios”, o Hospital de Santa Maria – Porto promove este mês de julho um Rastreio Auditivo gratuito, que se irá realizar no dia 22, sexta-feira. O rastreio é dirigido a crianças entre os 4 e os 10 anos e à população adulta a partir dos 50 anos.

“Nas crianças este rastreio é importante na idade pré-escolar e no primeiro ciclo, porque é aí que se costumam detetar alguns sintomas que podem indicar deficiência na audição. Além disso, um défice auditivo no início da idade escolar pode condicionar a normal aprendizagem e originar atraso no desenvolvimento intelectual que podem hipotecar definitivamente o sucesso escolar futuro. Na população adulta, é mais tarde que se regista a perda de audição, pelo que estamos a abrir o rastreio a homens e mulheres a partir dos 50 anos”, refere o Prof. Doutor Joaquim Castro Silva, médico otorrinolaringologista.

O rastreio consiste num exame audiométrico, realizado por técnica audiologista especializada, seguindo-se, dependendo do resultado, uma consulta de orientação e aconselhamento com um médico otorrinolaringologista, com o apoio dos Dr. Maia Gomes e Prof. Doutor Joaquim Castro Silva, da equipa de Otorrinolaringologia do Hospital de Santa Maria – Porto.

O rastreio realiza-se na sexta-feira, 22 de julho, entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 17h00, sendo necessária inscrição prévia através do telefone 225 082 000. O rastreio é gratuito, mas limitado às vagas existentes.

Relativamente aos problemas de audição, existem alguns sinais que podem indicar que existe uma deficiência ou mesmo perda deste sentido.

Na criança, os pais deverão estar atentos aos seguintes sintomas:
  • desatenção ou dificuldade de concentração;
  • aumenta o som da TV ou não consegue ouvir o telefone;
  • fala mais alto do que o normal;
  • não distingue de onde vêm os sons;
  • atraso no desenvolvimento cognitivo.
No caso da população adulta, a perda de audição pode dever-se a várias causas, tendo normalmente indicação para rastreio quem apresenta os seguintes sintomas, que são os mais comuns:
  • perda ou diminuição de audição;
  • não perceção de algumas palavras;
  • dificuldade em acompanhar e participar em conversas de grupo;
  • zumbido nos ouvidos.

Se tem dúvidas, faça o rastreio ou consulte a nossa equipa de Otorrinolaringologia.

 

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si