Menu
Menu
A escoliose é uma patologia da coluna, que pode afetar pessoas de qualquer idade mas que, na maioria das vezes, começa em crianças entre os 10 e os 15 anos. Manifesta-se através de uma curvatura da coluna para um dos lados, muitas vezes visível a olho nu. Quando detetada a tempo, a escoliose pode ser corrigida. A maioria dos casos de escoliose é leve e requer unicamente vigilância e exercício físico para reforço muscular. No entanto, nalguns casos pode piorar à medida que as crianças crescem e estar indicada a sua correção cirúrgica.
No mês em que se celebra o Dia Internacional de Sensibilização para a Escoliose, o Hospital de Santa Maria – Porto e a sua equipa de Ortopedia oferecem um Rastreio de Escoliose, dirigido a crianças entre os 8 e os 16 anos. O rastreio, que se realiza no dia 27 de junho, é gratuito e inclui uma consulta de avaliação com os médicos ortopedistas com especialização na Patologia da Coluna, Rui Pinto e Ângelo Encarnação. As vagas são limitadas, pelo que deverá ser feita uma inscrição prévia, através do telefone 225 082 000.
Os sinais de escoliose aos quais os pais devem estar atentos são os seguintes: ombros irregulares, ter uma omoplata mais proeminente que outra, uma anca mais alta que a outra, um lado da caixa torácica que se projeta para a frente ou uma proeminência num dos lados das costas quando inclina o corpo para a frente. Na maioria dos casos de escoliose, a coluna gira ou torce além de curvar de um lado para o outro. Isso faz com que as costelas ou músculos de um lado do corpo fiquem mais salientes do que os do outro lado.
Curvas leves podem desenvolver-se sem que você ou o seu filho se apercebam, porque aparecem gradualmente e geralmente não causam dor. Ocasionalmente, são os professores, amigos e companheiros de equipa desportiva os primeiros a notar a escoliose de uma criança.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)