Menu
Menu
Está disponível no Hospital de Santa Maria – Porto a cirurgia para colocação de implante coclear – um procedimento que tem como objetivo devolver a capacidade auditiva ao doente, com a consequente melhoria da sua qualidade de vida. Trata-se de uma intervenção da especialidade de Otorrinolaringologia altamente especializada, que requer tecnologia de última geração, disponível neste hospital localizado no centro da cidade do Porto.
As duas primeiras cirurgias de implantação coclear foram realizadas no início de janeiro, nas salas do bloco operatório do Hospital de Santa Maria – Porto, com sucesso, em doentes adultos com perda bilateral de audição. Foram concretizadas pelo Dr. João Lino, otorrinolaringologista do Hospital de Santa Maria – Porto e assistente e coordenador do Centro de Referência de Implantes Cocleares do Centro Hospitalar Universitário do Porto, com o auxílio da sua equipa constituída pela Dra. Ana Pinto, Dr. João Carvalho de Almeida e Dra. Ângela Rego. A cirurgia em questão é um procedimento que necessita de um grau de diferenciação elevado e tecnologias de última geração. Consiste na introdução de um feixe de elétrodos no ouvido interno, que visa permitir a estimulação elétrica do nervo coclear, transmitindo o som ao cérebro.
“Esta estimulação permite devolver a audição ao doente, podendo ser aplicada a um grupo específico de doentes com perda auditiva severa e profunda, em que as próteses auditivas já não permitem uma audição útil e não trazem qualquer benefício ao doente”, explica o Dr. João Lino.
Este procedimento vem, assim, incrementar a qualificação da oferta da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital de Santa Maria – Porto, onde uma equipa reforçada de médicos especialistas se empenha em devolver o prazer de ouvir aos doentes, melhorando a sua qualidade de vida e o seu bem-estar social. A nova Unidade de Otorrinolaringologia está habilitada a fazer qualquer tipo de reabilitação auditiva, incluindo o seguimento de doentes com aparelhos auditivos – sejam implantes otointegrados ou auditivos – em especial no caso de perdas agudas da audição, oferecendo um serviço para a população de todas as idades, incluindo crianças.
O objetivo passa agora por expandir o conjunto de intervenções disponíveis, não só na área de cirurgia do ouvido e reabilitação auditiva, mas também em outras áreas da Otorrinolaringologia.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)