“Bate, Bate Coração” Rastreio aos fatores de risco de doença cardiovascular

Cardiologia
9 Fevereiro, 2023

No Dia dos Namorados, que se celebra na próxima terça-feira, 14 de fevereiro, o Hospital de Santa Maria – Porto promove a décima edição da sua iniciativa “Bate, Bate Coração”, que consiste num rastreio gratuito aos fatores de risco de doença cardiovascular. Dirigido a toda a população a partir dos 18 anos, o rastreio realiza-se entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00, na entrada do hospital, junto à receção, não sendo necessária inscrição prévia.

“O seu coração está em forma para viver um grande amor?” – esta é a pergunta que serve de mote para esta iniciativa que o Hospital de Santa Maria – Porto realiza anualmente com o objetivo de avaliar o risco de doenças cardiovasculares e sensibilizar a população para hábitos de vida saudáveis.

O rastreio será realizado pelas equipas de Nutrição e de Enfermagem do hospital e consiste na realização de vários testes:

  • Monitorização da tensão arterial, glicemia capilar e frequência cardíaca;
  • Medição do peso, perímetro da cintura e perímetro da anca;
  • Cálculo do índice de massa corporal;
  • Avaliação da razão perímetro da cintura/perímetro da anca.

 

“As doenças cardiovasculares ainda são uma das principais causas de morte em Portugal e sabe-se que para essas doenças contribuem vários fatores, como é o caso do excesso de peso, a tensão arterial elevada ou o sedentarismo. Porque viver saudável é viver mais feliz, aproveitamos o Dia dos Namorados para realizar esta ação de sensibilização que alerta as pessoas para que deem mais atenção ao seu coração e à sua saúde em geral”, sublinha Lurdes Serra Campos, diretora geral do Hospital de Santa Maria – Porto.

No Dia dos Namorados, traga quem mais ama e participe neste rastreio gratuito!

Partilhar

Artigos
Relacionados

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si