Atendimento Multidisciplinar ao Doente

3 Maio, 2023

Dr. RUI PINTO – Diretor Clínico do Hospital de Santa Maria – Porto

Traumatologia. Continua a ser esta a estratégia desta unidade de saúde?

Este hospital continua a ser uma referência nessas áreas, mas temos vindo a desenvolver as outras, pois atualmente disponibilizamos consultas em mais de 30 especialidades médicas e cirúrgicas, exames de diagnóstico, medicina física e reabilitação, medicina hiperbárica, tratamento da dor crónica, unidade de diagnóstico de lesões orais, proctologia, entre outras. Queremos acima de tudo ser reconhecidos como um hospital polivalente, que acompanha o doente em toda a sua vida, com uma equipa multidisciplinar e tecnologia de vanguarda.

Quais são as áreas que têm tido um maior investimento neste hospital?

O Atendimento Médico Prolongado acaba de ser totalmente renovado com entrada independente e tendo sido admitida uma equipa clínica especializada em atendimento médico de urgência, que em breve iniciará atividade.

Em paralelo com a área de atendimento prolongado foi modernizado o piso 0. Este terá uma nova sala de tratamentos polivalente que permitirá efetuar nano artroscopia, terapia regenerativa articular, realização de infiltrações raquidianas e biopsias com apoio de imagem, bem como procedimentos na área da cirurgia, cirurgia plástica, dermatologia e ortopedia. Adquirimos também novos equipamentos para o diagnóstico em cardio-pneumologia alargando o tipo de exames efetuados por estas especialidades.

A par do desenvolvimento tecnológico que as especialidades cirúrgicas têm tido nos últimos anos, estamos continuamente a modernizar e a adaptar o nosso bloco operatório às novas exigências e às novas técnicas, nomeadamente as endoscópicas e o recurso à cirurgia robótica ou de navegação. Estamos a adquirir novas mesas cirúrgicas radio-transparentes, investir em equipamentos radiológicos de última geração acompanhando a evolução da cirurgia para técnicas minimamente invasivas, para dar resposta às necessidades de duas especialidades em particular: a cirurgia da coluna e a cirurgia vascular.

Outro fator determinante é o investimento no capital humano, nomeadamente nos profissionais que se diferenciam pela humanização e profissionalismo.

Como perspetiva a evolução do Hospital de Santa Maria – Porto nos próximos anos?

O hospital vai continuar a modernizar-se e a investir, claro, para poder dar resposta a todas as situações clínicas, com técnicas e procedimentos menos agressivos, para resultados cada vez melhores. A nossa estratégia, por isso, assenta em desenvolver todas as áreas médicas e cirúrgicas para responder com todas as especialidades de suporte para um atendimento personalizado e de qualidade ao doente. Queremos ser cada vez mais um hospital abrangente e multidisciplinar do ponto de vista clínico, avançado ao nível da tecnologia, e superior na humanização dos cuidados. É importante que os doentes saibam que, quando nos procuram, têm uma unidade de saúde que os apoia em todas as áreas, complementando essa experiência com grande conforto nas instalações, máximo respeito pelos valores individuais de cada um e excelência nos cuidados prestados, para toda a família.

 

Partilhar

Artigos
Relacionados

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si