A campimetria ocular ou exame de campo visual visa o estudo da visão central (em frente ao nosso campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão). O objetivo da campimetria visual é avaliar se o campo de visão central e periférico estão normais ou se existem alterações em algum ponto da visão. Ou seja, a campimetria serve para detetar alterações na visão ou áreas do campo visual com alterações (centralmente ou na periferia). Estas alterações podem ser causadas por diversas patologias, pelo que o médico oftalmologista pode recorrer ao exame de campimetria para auxílio no diagnóstico ou, então, como avaliação da evolução ou eficácia do tratamento em algumas doenças dos olhos.
Na atualidade, a campimetria computadorizada (ou campo visual computorizado) é feita utilizando modernos equipamentos (campímetros) que nos permitem estudar o campo visual através de recursos computacionais. Este exame também é conhecido como perimetria computorizada. A campimetria computadorizada pode ser monocular (realizada apenas num olho) ou binocular (realizada nos dois olhos).
Para além da campimetria computorizada, a campimetria manual ou campo visual manual estuda também o campo visual mas através de equipamentos mais antigos.
PROCEDIMENTO: A campimetria é um exame no qual o paciente tem que tocar numa campainha sempre que veja um estímulo (que varia de intensidade de acordo com a resposta do paciente). É realizado aos dois olhos, separadamente.