A Angiografia Fluoresceínica é um exame que permite estudar as características do fluxo sanguíneo nos vasos da retina e da coróide avaliando a sua integridade funcional.
Este exame é usado como diagnóstico auxiliar de:
Doenças Vasculares da Retina como por exemplo a retinopatia diabética, oclusões arteriais e tromboses venosas, entre outras
Situações Inflamatórias ou Degenerativas da Retina e Coróide como por exemplo a Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMI) e distrofias retinianas.
PROCEDIMENTO: Este exame consiste na administração endovenosa (geralmente através de uma veia do braço) de um produto de contraste – a Fluoresceína. Trata-se de uma molécula não tóxica e altamente fluorescente que absorve a luz azul (465-490 um) e emite uma luz do espectro verde-amarelo (500-600 um). Desta forma e através da utilização de um equipamento específico, o Angiógrafo (aparelho fotográfico dotado de filtros determinados), é possível o registo fotográfico seriado dos pormenores do fundo ocular e da sua vascularização.
PREPARAÇÃO:Para a realização deste exame o paciente deve vir acompanhado uma vez que os olhos vão ser dilatados o que implicará uma visão enevoada, mais para perto. Após a realização deste exame a pele e a urina vão ficar mais amarelas devido ao contraste.