Menu
Menu
A chegada do verão traz o calor e com ele, muitas vezes, as “dietas relâmpago” com o intuito de perda de peso rápida, tais como a dieta lowcarb, da proteína, da sopa, do chá, da lua.
Atualmente, existe uma idealização pelo corpo magro e musculado, que tem como repercussões a adoção de comportamentos alimentares muito restritivos, com o objetivo de controlar o peso corporal. Com o aproximar do verão, infelizmente cada vez mais pessoas adotam formas de perder peso rapidamente, mas nada saudáveis, que colocam em risco a saúde, tudo em prol de obter a forma física tão desejada – como são o caso das “dietas relâmpago”.
A perda de peso deveria pressupor ganhos em saúde, no entanto, o recurso a estas dietas extremistas tem apenas como objetivo a perda de peso no menor tempo possível, pois as preocupações normalmente limitam-se exclusivamente à imagem corporal. Assim, esta perda de peso pode significar danos na saúde.
A perda de peso saudável pressupõe alguns princípios, tais como:
Posto isto, para uma perda de peso eficiente e saudável as dietas muito restritivas e monótonas não são solução. Estas dietas podem despoletar um aumento do apetite, levando a um agravamento dos maus hábitos alimentares. Além disso, neste tipo de “dietas relâmpago” a perda de peso é, normalmente, resultado da perda de água e de massa muscular e não de massa gorda, existindo uma recuperação do peso perdido muito rapidamente. Portanto, de forma a garantir uma composição corporal equilibrada e adequada para manter a saúde, a simples avaliação do peso não é suficiente.
Neste sentido, o equipamento InBody 770, disponível no Hospital de Santa Maria – Porto é um dos métodos que pode utilizar para monitorizar a sua perda de peso e se esta ocorre no sentido correto, ou seja, manutenção ou aumento da massa magra e diminuição da gordura e edema. Através da análise da composição corporal é possível obter valores reais e objetivos de peso, tendo em conta todos os seus componentes (massa muscular, massa gorda, gordura visceral e água).
Numa dieta de perda de peso há alimentos que devem ser evitados, são o caso de alimentos com maior densidade calórica, ricos em gorduras e açúcares de adição, mas isso não implica que estes nunca mais possam ser consumidos. Assim, não se pretende a eliminação de qualquer alimento, mas sim a limitação, diminuindo a quantidade e a frequência da sua ingestão.
É crucial assegurar um aporte de macro e micronutrientes, de acordo com a idade e a atividade física. Assim sendo, a adesão a dietas autoimpostas sem acompanhamento de um profissional habilitado leva a um número elevado de complicações orgânicas e comportamentais. Deste modo, a educação alimentar contínua é imprescindível, pois é mandatário educar em nutrição.
Se tem dúvidas ou se pretende seguir um programa para perda de peso, consulte a nossa equipa de Nutrição para um plano personalizado!
Equipa de Nutrição do Hospital de Santa Maria – Porto
Partilhar
No Verão, prioridade à hidratação!
É muito fácil ficar desidratado no verão. Há vários fatores a ter em conta durante...Hábitos saudáveis de alimentação no verão
A chegada do verão pressupõe muitas vezes, erradamente, a adoção de métodos drásticos de emagrecimento,...6 conselhos simples para o verão
Embora o verão possa ser sinónimo de viagens à praia, piqueniques no campo, churrascos em...Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)