Menu
Menu
A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) é uma condição clínica comum nos homens a partir dos 50 anos, sendo uma doença benigna. Sabe-se que a HBP afeta 50% dos homens a partir dos 60 anos e cerca de 95% dos homens a partir dos 80 anos.
Esta condição está relacionada com as alterações hormonais normais que os homens sofrem à medida que envelhecem e, em cerca de metade desses homens, a HBP pode resultar no aumento do volume da próstata. Por sua vez, esse aumento causa um aperto da uretra que pode obstruir o fluxo de urina, causando desconforto e alguns sintomas do foro urinário: jato urinário mais fraco, dificuldade em urinar, micção a dois tempos, compasso de espera para iniciar a micção, aumento da frequência urinária, em especial durante a noite, dor ou ardor ao urinar.
O diagnóstico é clínico e deve ser confirmado com alguns exames: ecografia, fluxometria, PSA (Antigénio Específico da Próstata), IPSS (International Prostate Symptom Score), uretroscopia ou cistoscopia. Existem várias formas de tratamento, começando pela medicação, que tem, ela própria, alguns efeitos secundários, passando por outras técnicas, cirúrgicas e não cirúrgicas.
Recentemente chegou a Portugal o sistema Rezūm – uma técnica minimamente invasiva para tratar os sintomas da obstrução causada pelo aumento do tecido prostático associado à HBP, que nos surpreende pela simplicidade e ausência de efeitos secundários. É uma técnica indicada para homens a partir dos 50 anos de idade e volume prostático entre 30cm3 a 80cm3, sendo também indicada para tratamento de próstata com hiperplasia da zona central e/ou do lobo médio.
Esta técnica utiliza a energia convectiva do vapor de água, direcionando doses controladas da energia térmica armazenada no vapor de água diretamente para a região da próstata onde se localiza o tecido obstrutivo que causa todos os sintomas associados à hiperplasia benigna.
A grande vantagem desta técnica é que, para além de oferecer uma alternativa segura e eficaz à medicação, preserva as funções urinária e sexual. É um procedimento indolor, que pode ser realizado em bloco operatório com sedação ou em ambulatório com anestesia local e com um tempo de recuperação muito curto, a maior parte dos pacientes regressa à vida ativa após um ou dois dias. Outra vantagem é a recuperação da qualidade do sono, uma vez que são eliminados os sintomas que obrigavam o paciente a acordar várias vezes durante a noite.
Se sofre de Hiperplasia Benigna da Próstata ou se sente alguns dos incómodos sintomas descritos acima, venha falar connosco sobre este novo tratamento, marque a sua consulta.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)