Roncopatia e apneia do sono

Marque já a sua consulta de Pneumologia

A Roncopatia (ressonar) tem inconvenientes importantes na vida de quem ressona que a maioria da população desconhece. Além de interromper frequentemente o sono do próprio roncador, acompanha-se usualmente de outro problema: estes doentes param de respirar durante o sono – têm o que os médicos chamam Síndroma de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Chegam a parar mais de 60 vezes por hora!

Como consequência, os tecidos deixam de ter o oxigénio que precisam e apresentam várias anomalias: têm a tensão alta, e mais difícil de controlar, têm diabetes, alterações do humor, sonolência diurna. Acordam mais cansados, e com a sensação de não ter dormido, mesmo depois de passar demasiadas horas na cama.

O SAOS é mais frequente nos homens com excesso de peso e mais de 50 anos, pescoço e maxilar inferior curtos, mas pode ocorrer em todas a idades, sendo, também frequente nas mulheres. É uma doença muito frequente e deve ser pensada sempre que os doentes apresentam as queixas enumeradas anteriormente. Diagnostica-se com facilidade e tem tratamento fácil.

Para se ter a certeza que os doentes sofrem desta patologia, faz-se um estudo em casa. Os doentes dormem com um aparelho que conta o número e a duração das paragens respiratórias. Este aparelho regista também a posição em que as paragens ocorrem, permitindo indicar medidas fáceis que muitas vezes resolvem o problema. Outras vezes há indicação para ventilação não invasiva – por outras palavras, o seu médico receita um outro aparelho que vai ser seu companheiro durante a noite. Este aparelho, além de resolver o problema das paragens respiratórias, resolve também o do ressonar.

A qualidade de vida das pessoas que sofrem desta doença é má, pelo agravamento da tensão arterial, pelo agravamento da diabetes, mas também pelo cansaço e pelo deficiente relacionamento familiar. Muitas vezes, os casais dormem separados durante anos, ou passam a noite a acordar para que o(a) parceiro(a) mude de posição. Outras vezes são os filhos que, apesar de dormirem noutro quarto, não conseguem descansar. Os próprios roncadores, não infrequentemente, acordam com o seu ressonar.

Agora já sabe. Se a sua mulher, o seu marido, os seus filhos ou os amigos com quem vai de viagem lhe dizem que ressona e que para de respirar quando dorme, procure o seu médico.

Revisão Científica: Prof. Doutor José Alves, Médico Pneumologista

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si