Problemas visuais na infância

Marque já a sua consulta de Oftalmologia

A visão tem um papel de relevo na aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo, no desempenho de atividades de autocuidado e locomoção.

Com o início do novo ano escolar, aconselha-se uma consulta de oftalmologia.

Os problemas visuais mais frequentes na infância são a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo que afectam mais de 20% das crianças em idade escolar e que podem ser corrigidos com óculos.

Uma em cada quatro crianças sofre de problemas visuais, daí ser importante que as crianças sejam avaliadas no início do ano escolar a fim de terem um bom desempenho escolar.

Os problemas visuais podem ser refractivos tais como:

  • Miopia que se caracteriza pela dificuldade em ver ao longe
  • Hipermetropia que se caracteriza pela dificuldade em focar ao perto
  • Astigmatismo que se caracteriza pela visão desfocada quer ao perto quer ao longe

Outros problemas visuais frequentes em crianças são o estrabismo, que se caracteriza pela troca dos olhos, e a ambliopia, que se caracteriza por um dos olhos ver menos que o outro, o chamado “olho preguiçoso”.

Como a ambliopia se trata da perda parcial de visão de um dos olhos é de extrema importância que seja detectada atempadamente para se poder tratar. Deve ser tratada antes dos 7 anos de idade, uma vez que a visão está a ser desenvolvida nesta altura. O tratamento da ambliopia consiste em “tapar o olho bom” para desenvolver a visão do “olho mau”. Se não for corrigida e tratada até esta altura pode significar perda de visão do olho afectado, uma vez que este não desenvolve a visão como deveria pois não está a ser estimulado para tal.

Sinais e sintomas:
  • A criança: aproxima-se excessivamente do quadro e do caderno (miopia)
  • Franze os olhos (erros refrativos)
  • Tem falta de concentração em tarefas de perto, perde-se com facilidade no texto durante a leitura e escrita e tem dificuldade na velocidade e compreensão da leitura (problemas na visão binocular, hipermetropia, astigmatismo)
  • A criança também pode apresentar sintomas como: visão desfocada, dores de cabeça e fadiga ocular durante a leitura e desconforto ocular.

A detecção e correção atempada destes problemas visuais permite não só um melhor aproveitamento escolar como um bom relacionamento social das crianças.

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si