Menu
Menu
A visão tem um papel de relevo na aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo, no desempenho de atividades de autocuidado e locomoção.
Com o início do novo ano escolar, aconselha-se uma consulta de oftalmologia.
Os problemas visuais mais frequentes na infância são a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo que afectam mais de 20% das crianças em idade escolar e que podem ser corrigidos com óculos.
Uma em cada quatro crianças sofre de problemas visuais, daí ser importante que as crianças sejam avaliadas no início do ano escolar a fim de terem um bom desempenho escolar.
Os problemas visuais podem ser refractivos tais como:
Outros problemas visuais frequentes em crianças são o estrabismo, que se caracteriza pela troca dos olhos, e a ambliopia, que se caracteriza por um dos olhos ver menos que o outro, o chamado “olho preguiçoso”.
Como a ambliopia se trata da perda parcial de visão de um dos olhos é de extrema importância que seja detectada atempadamente para se poder tratar. Deve ser tratada antes dos 7 anos de idade, uma vez que a visão está a ser desenvolvida nesta altura. O tratamento da ambliopia consiste em “tapar o olho bom” para desenvolver a visão do “olho mau”. Se não for corrigida e tratada até esta altura pode significar perda de visão do olho afectado, uma vez que este não desenvolve a visão como deveria pois não está a ser estimulado para tal.
A detecção e correção atempada destes problemas visuais permite não só um melhor aproveitamento escolar como um bom relacionamento social das crianças.
Partilhar
A importância de diagnosticar problemas visuais na criança
As crianças com problemas visuais apresentam frequentemente dificuldades de aprendizagem que podem comprometer o seu...Importância do rastreio visual em crianças
A visão é o sentido mais importante para o desenvolvimento físico, comportamental e cognitivo da...Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)