Menu
Menu
Com o levantamento das restrições à circulação, que englobam também o levantamento das medidas que condicionavam a abertura de ginásios e a prática de alguns desportos, é natural que exista por parte da população alguma expectativa, e até alguma pressa, em retomar a sua atividade física, sejam desportos amadores ou profissionais, praticados individualmente ou em grupo.
É expectável e natural que assim aconteça, dados os benefícios para a saúde mas, se está a pensar regressar à atividade física ou se até já o fez, pode estar na altura de realizar um Exame Médico-Desportivo, para avaliar a sua condição física e excluir a existência de qualquer patologia, nomeadamente cardiovascular, que possa pôr em risco a sua saúde ou até a sua vida.
Tal como os atletas de alta competição precisam de estar sempre atentos à sua saúde e forma física para manter altos níveis de performance, também um desportista amador precisa de avaliar a sua condição física, preferencialmente antes de praticar qualquer desporto ou, no caso de ser um praticante regular, no início de cada época.
O exame médico-desportivo no Hospital de Santa Maria – Porto é realizado por um médico especialista e consiste numa avaliação médica que se inicia pela recolha da história clínica, antecedentes pessoais e familiares, exame sumário de diferentes órgãos e sistemas, com especial atenção à hipertensão arterial, diabetes, patologias do foro ortopédico, patologia do foro auditivo e visual, finalizando com o preenchimento do respetivo atestado médico-desportivo (que dispõe de impresso próprio) e termina emitindo parecer sobre a existência ou não de contraindicações para a prática da modalidade, com ou sem restrições.
Inclui também a realização de um Eletrocardiograma (ECG) e um Raio-X Torácico. Este exame é obrigatório para todos os atletas federados e sem ele o seguro desportivo não pode ser efetuado. Quer a consulta quer os exames são realizados no mesmo dia, nas instalações do hospital, de forma célere e com o conforto de poder realizar tudo num só local.
De salientar que é obrigatório indicar o desporto que pratica e por isso a existência de contraindicação com ou sem restrições ou a não existência das mesmas é para essa modalidade.
É importante fazer um exame médico-desportivo mesmo que não tenha como finalidade o preenchimento do boletim para efeitos de processo federativo, uma vez que permite verificar o estado de saúde do examinado e, acima de tudo, tratar atempadamente patologias que se detetem na avaliação e delinear procedimentos futuros para uma vida mais saudável.
O Hospital de Santa Maria – Porto, através de uma equipa clínica multidisciplinar, pode proporcionar-lhe, além da avaliação física, um acompanhamento personalizado para melhorar a sua performance e acompanhar a sua evolução ao longo de determinado período.
Pratique atividade física em segurança – marque agora o seu Exame Médico-Desportivo, através do 225 082 000.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)