Menu
Menu
A Terapia de Oxigenação Hiperbárica (TOHB) oferece uma via promissora no tratamento de feridas crónicas e complexas e essa foi uma das conclusões do Simpósio de Tratamento de Feridas Complexas que o Hospital de Santa Maria – Porto organizou no passado dia 24 de fevereiro. O Dr. Paulo Maia, médico fisiatra com especialização em Medicina Hiperbárica, explicou na sua apresentação o que é a terapia de oxigenação hiperbárica, as suas bases terapêuticas e possíveis contraindicações e os seus benefícios para o processo de tratamento de feridas complexas.
“A Terapia de Oxigenação Hiperbárica não é um método curativo ou um tratamento isolado, mas um tratamento adjuvante que promove o suporte necessário para a cicatrização, proporcionando uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares, moleculares e bioquímicos, que resultam nas fases de cicatrização”, afirmou o Dr. Paulo Maia.
De acordo com este médico, as feridas complexas exigem cuidados multidisciplinares especializados e acompanhamento prolongado, para cicatrizarem adequadamente, e a TOHB oferece o suporte necessário para que o organismo possa cumprir a sua cascata de cicatrização.
Ao fornecer oxigénio puro a uma pressão atmosférica aumentada dentro de uma câmara pressurizada, a TOHB potencia os processos naturais de cicatrização do corpo. Esta terapia estimula a formação de novos vasos sanguíneos (angiogénese), reforça o sistema imunitário e acelera a reparação tecidual.
Em feridas crónicas onde os tratamentos convencionais falharam, a TOHB pode proporcionar benefícios significativos ao promover a regeneração dos tecidos, reduzir a inflamação e combater a infeção. Além disso, a TOHB é não invasiva e geralmente é bem tolerada, tornando-se uma terapia adjuvante valiosa para pacientes com condições como úlceras diabéticas, lesões por radiação e feridas cirúrgicas não cicatrizantes.
A sua capacidade de melhorar o fornecimento de oxigénio aos tecidos danificados revitaliza o metabolismo celular, promovendo um ambiente propício à cicatrização. Com a sua eficácia comprovada e efeitos secundários mínimos, a TOHB destaca-se como uma ferramenta valiosa na abordagem multidisciplinar para o tratamento de feridas crónicas e complexas, oferecendo aos pacientes uma esperança renovada de recuperação e uma melhoria na qualidade de vida.
Desde 2022, o Hospital de Santa Maria – Porto dispõe de um Centro de Medicina Hiperbárica, com uma inovadora câmara individual de oxigenação hiperbárica de média pressão, que permite o tratamento e recuperação de diversas patologias e situações clínicas, entre as quais o tratamento de feridas crónicas e complexas.
Se tem dúvidas sobre os benefícios que esta terapia pode ter no seu caso específico, consulte o seu Médico de Família ou marque a sua consulta com os nossos especialistas em Medicina Hiperbárica.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)