O que é e como se trata o Neuroma de Morton?

Marque já a sua consulta de Podologia

O Neuroma (ou neurinoma), é por definição um tumor benigno do tecido nervoso que pode desenvolver-se em qualquer parte do corpo. Surgem muito frequentemente nos pés, habitualmente entre os terceiro e quarto espaços metatarsianos e entre os segundo e terceiro espaços metatarsianos.

O seu aparecimento nos pés não está totalmente definido, mas presume-se que possa resultar de uma falha no arco transverso do pé que, por pressão do nervo interdigital, possa contribuir para a origem desta patologia.

O Neuroma de Morton surge normalmente em adultos, com maior prevalência nas mulheres. Os seus principais sintomas são dor na região interdigital, tipo choque elétrico, que pode irradiar para a região plantar e dorsal do pé, e adormecimento ou parestesias nos dedos em questão. Refira-se que o uso de calçado inadequado e o excesso de peso podem agravar os sintomas.

No seu diagnóstico, deve ser realizada a palpação do pé, de forma a sentir o nódulo interdigital, e devem ser realizados exames complementares de diagnóstico, como ecografia ou ressonância magnética, para uma melhor avaliação das dimensões do neuroma.

Os principais fatores de risco são o uso inadequado e prolongado de calçado com salto elevado e reduzida caixa digital – que provoca um aperto excessivo dos dedos e metatarsos; algumas deformidades já existentes nos pés, como por exemplo a presença de Hallux Valgus (vulgarmente conhecidos como joanetes); ou o pé raso  (pé chato), assim como a atividade prolongada de alguns desportos de excessivo esforço que causam impacto nestas estruturas do pé, como o esqui, o ballet ou a escalada.

O alívio dos sintomas provocados pelo Neuroma de Morton pode ser feito através de massagem prolongada, de modo a diminuir a rigidez dos tecidos e minimizar a compressão do neuroma, bem como através da aplicação regular de gelo no local, para acalmar a dor. O uso de anti-inflamatórios sob prescrição médica também está indicado para controlar a dor e diminuir a inflamação local.

Como tratamento, deve-se iniciar o protocolo segundo a estratégia de procurar soluções conservadoras antes de se optar por uma solução cirúrgica. As alternativas são várias, começando pela fisioterapia, utilizando a massagem, a eletroterapia e a crioterapia, entre outras técnicas, bem como os tratamentos propostos pela Podologia na reeducação do paciente, em termos do uso de calçado adequado e na aplicação de tratamentos ortopodológicos individualizados. Entre estes últimos, os mais comuns são a aplicação de ortoteses digitais em silicone e suportes plantares personalizados.

Em casos extremos, recorre-se à cirurgia para a remoção do tumor benigno, sendo esta a solução reparadora mais eficaz. Tratando-se de uma pequena cirurgia, pode, no entanto, trazer posteriormente algumas alterações na sensibilidade do pé.

O Neuroma de Morton é uma patologia que provoca incapacidade do pé pela sua localização e pelo excessivo esforço exercido no ciclo da marcha, pelo que não deve ser ignorado. Deve ser avaliado e tratado, de forma a dar o melhor conforto ao doente.

Procure o seu podologista, que irá ajudar a encontrar a solução mais adequada e eficaz para o seu problema e contribuir para a saúde geral dos seus pés.

 

 

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si