Menu
Menu
A hérnia inguinal é uma condição que leva à protusão de parte do conteúdo intra-abdominal através de um defeito na parede abdominal, mais precisamente na região inguinal (junto à virilha). A hérnia decorre de uma zona de fraqueza da parede abdominal que permite que a gordura, intestino ou outro órgão faça procidência para o exterior, durante o esforço. Pode ocorrer em um ou nos dois lados da virilha e coexistir com outros tipo de hérnia.
Esta condição clínica, também conhecida como “força”, afeta cerca de 3 a 10% da população, sendo mais frequente em indivíduos fisicamente ativos e com maior predomínio no sexo masculino (p. ex. atletas de competição). Com o passar do tempo pode haver tendência para o agravamento do quadro, com aumento de risco de complicações.
Caracteriza-se clinicamente por sintomas vagos, como dor na virilha, tumefação que agrava com o esforço e, em casos mais graves, essa tumefação persiste mesmo sem o esforço.
Ao notar o aparecimento de uma hérnia é importante procurar um cirurgião para que sejam tomadas as providências adequadas e atempadamente resolvida a situação. O diagnóstico e tratamento precoces podem evitar o aparecimento das complicações mais graves e frequentemente associadas.
O único tratamento definitivo da hérnia é cirúrgico e se for diagnosticado precocemente pode ser tratado com cirurgia minimamente invasiva, o que diminui para metade o tempo de recuperação. Em casos graves e complicados, o tratamento cirúrgico pode ter de ser feito em regime de urgência.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)