Menu
Menu
É muito fácil ficar desidratado no verão. Há vários fatores a ter em conta durante todo o ano relativamente à hidratação, mas em especial no verão há que estar atento a algumas condicionantes que podem interferir nos níveis de hidratação do seu corpo.
Manter níveis seguros de hidratação na estação quente pode ser mais difícil do que se as temperaturas forem baixas porque, com o calor, perdemos uma quantidade significativa de fluidos através da pele, na forma de suor. Por essa razão, as nossas necessidades de hidratação são maiores durante o tempo quente.
Alguns estudos sugerem a ingestão de cerca de 3,5 litros de água por dia para os homens e cerca de 2,5 litros para as mulheres. Mas isso pode variar consoante as condições ambientais, o exercício físico realizado, o peso, etc. Em caso de tempo quente ou húmido, ou de zonas a grandes altitudes, pode ser necessário aumentar a ingestão de líquidos.
Porque é que a hidratação é tão importante? Por várias razões, incluindo para o equilíbrio da temperatura corporal, a regularidade do funcionamento do intestino, a redução de risco de pedra nos rins e a melhor eliminação de toxinas, entre outras.
Por todos estes motivos, aqui ficam alguns conselhos para que se hidrate mais e melhor este verão.
Conte os copos de água que ingere diariamente e tenha em atenção que deverá beber todos os dias uma média de cinco a oito copos de água. A esta quantidade acrescem o café que toma diariamente, as frutas e legumes que ingere, os batidos, as sopas.
Se não gosta da água simples da torneira, ou mineral, pode ajudar a torná-la mais apelativa adicionando frutas ou ervas aromáticas, para dar mais sabor. Experimente colocar rodelas de limão, morangos, fatias de pepino, hortelã-pimenta ou outros, para obter uma água fresca e naturalmente aromatizada.
Por sorte, alguns alimentos típicos do verão são extremamente hidratantes, pela sua elevada quantidade de água. São exemplos disso a melancia, os pepinos e todas as frutas de caroço característicos desta época do ano, como as uvas, as ameixas, os pêssegos. São fáceis de preparar e comer e até de levar para a praia, constituindo ótimas alternativas de hidratação, designadamente para as crianças.
Mantenha-se atento à cor da urina – ela informa sobre os seus níveis de hidratação. Se está a urinar a cada hora ou duas e a cor da urina é clara ou quase transparente, isso significa que está a ingerir quantidades suficientes de líquidos. Se, pelo contrário, urina pouco e a cor é mais intensa, então deverá estar a precisar de beber mais água.
A água de coco é rica em proteína, vitaminas, glicose e frutose. Pela sua riqueza em sais minerais, é um isotónico natural e apreciada pelos praticantes de atividades desportivas. É um produto de baixas calorias e isento de glúten, adequado, por isso, a pessoas de todas as idades como uma refrescante alternativa á água normal.
Os sumos de fruta constituem sempre uma boa alternativa, em especial para as crianças. Junte frutas com um pouco de água na misturadora e obtenha bebidas refrescantes, saborosas e cheias de vitaminas e sais minerais, que ao mesmo tempo ajudam a manter o seu corpo hidratado e saudável.
O café, o chá gelado e o álcool são diuréticos mas não são a mesma coisa que água. Beber vinho verde o dia inteiro não hidrata – pelo contrário! Resista ao impulso de se refrescar com apenas estas bebidas durante um dia de sol quente, mesmo se estiver em férias, e assegure-se de que, em vez disso, opta por água em quantidade suficiente.
Mesmo naquele churrasco onde estão todos os amigos, ou no jantar ao ar livre depois da praia, lembre-se sempre de, antes de tudo, beber um bom copo de água. Em primeiro lugar, porque é mais saudável, e em segundo lugar porque é a melhor forma para manter os seus níveis ideais de hidratação. Depois então, já pode desfrutar de uma qualquer bebida à sua escolha – afinal, está de férias!
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)