Menu
Menu
Em tempo de Natal não podemos esquecer a gastronomia natalícia pois esta representa um dos aspetos mais marcantes e tradicionais desta época festiva, na qual as sobremesas têm um papel de destaque. Sabendo que as sobremesas, em particular, têm um impacto importante na gestão do peso e dos fatores de risco cardiovascular, é de vital relevância estar atento à sua confeção.
Pese embora a tradição, e não querendo descaracterizar o Natal de algo tão marcante e desencadeador de boas emoções de que tanto necessitamos neste ano em concreto, há alguns cuidados que devemos ter presentes, e sendo assim não se deve esquecer que mesmo nesta época a alimentação deve manter-se o mais saudável possível. Neste sentido, uma das formas de tornar as receitas de Natal mais saudáveis passa pela diminuição da quantidade de açúcar e gordura e daí propor-se a escolha de lacticínios magros para a confeção de algumas das iguarias natalícias.
Pequenas alterações podem trazer grandes proveitos em termos da qualidade nutricional e contenção das calorias extras consumidas.
Para quem necessita de perder peso, a sugestão anterior pode ser uma mais valia, assim como, preparar sobremesas em doses individuais ou em menor quantidade evitando sobras para os dias que se seguem ao Natal.
Aqui seguem alguns exemplos de receitas de sobremesas típicas do Natal com pequenas alterações, de forma a tornarem-se mais saudáveis:
Ingredientes:
Confeção:
Bater os ovos e gemas com o açúcar até triplicarem de volume. Juntar a farinha mexendo apenas o necessário para apenas a envolver no preparado. Cozer num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal à temperatura de 220º.
Para o recheio e cobertura:
Bata as claras com o açúcar até triplicarem de volume. Junte o creme vegetal aos pedaços e volte a bater até o creme vegetal estar bem misturado. Dissolva o cacau em 1dl de óleo de amendoim morno e misture bem. Enrole a torta recheada com o creme de chocolate, corte as pontas da torta e coloque-as de lado na torta de maneira a que fique com o aspeto de tronco de árvore cortado. Barre na totalidade o tronco com o creme de chocolate e cubra-o com raspas de chocolate e enfeite com alecrim.
Reduziram-se 100g de açúcar à receita original o que corresponde a um decréscimo de 391 kcal.
Fonte: E-book | Na sua consoada: um Natal de especiarias com doçaria aromática e isenta de glúten, APN, 2012
Ingredientes:
Confeção:
Batem-se as gemas com o açúcar e a farinha. Quando a mistura estiver bem homogénea e fofa, rega-se com o leite fervido com a casca de limão e a vagem de baunilha, e leva-se a cozer em lume brando até espessar um pouco. Deita-se em copos de vinho do Porto, deixa-se arrefecer e, depois polvilha-se com canela.
Reduziram-se 200g de açúcar à receita original o que corresponde a um decréscimo de 782 kcal.
Fonte: E-book | Na sua consoada: um Natal de especiarias com doçaria aromática e isenta de glúten, APN, 2012
Ingredientes:
Confeção:
Providencie o pão com 2 dias de antecedência. Corte as fatias obliquamente, para as tornar mais compridas, e com a espessura de um dedo. Coloque num tabuleiro e regue com o leite frio, de modo a ficarem bem demolhadas.
Em seguida, batem-se os ovos. Pega-se nas fatias de pão, escorrem-se e passam-se pelos ovos batidos, colocando-as num tabuleiro untado com azeite. Levam-se ao forno bem quente durante cerca de 20 minutos virando a meio do tempo.
Retiram-se e regam-se com a seguinte calda:
Molho das rabanadas:
Confeção:
Mistura-se o açúcar com a água e a casca da laranja, leva-se ao lume e deixa-se ferver durante 3 minutos. Junta-se o vinho do Porto, deixa-se levantar fervura e retira-se do lume. Serve-se frio.
Reduziram-se 200g de açúcar à receita original o que corresponde a um decréscimo de 782 kcal.
Fonte: E-book | N a sua consoada: um Natal de especiarias com doçaria aromática e isenta de glúten, APN, 2012
Ingredientes (para 24 biscoitos):
Preparação:
Informação nutricional (por biscoito):
Energia: 63 kcal Hidratos de carbono: 5g Dos quais açúcares: 2g
Proteína: 2g
Gordura: 4g
Adaptado de: Blog laranja.lima.nutrição
Propomos de igual forma a consulta dos links que passamos a mencionar, os quais nos trazem sugestões úteis e práticas para um Natal mais Saudável e Sustentável.
https://nutrimento.pt/receitas/todo-o-sabor-do-natal-sem-sal-perna-de-peru- recheado-com-ervas/
https://nutrimento.pt/receitas/todo-o-sabor-do-natal-sem-sal-polvo-no-forno- com-batata-doce/
https://nutrimento.pt/noticias/2019-comer-melhor-proteger-planeta/ https://nutrimento.pt/noticias/ideias-reaproveitar-as-sobras-deste-natal/
https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2017/12/Natal-saudavel- com-zero-desperdicio.pdf
https://raiox.pt/campanha-natalicia-apela-ao-cuidado-com-o-coracao-em- tempo-de-covid-19/
Um Santo e Nutritivo Natal e um Saudável 2021, são os votos do Serviço de Nutrição do HSM.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)