Menu
Menu
Cuidar bem dos dentes, desde a infância até a idade adulta, com a ajuda de um médico dentista, é fundamental para manter os dentes e gengivas saudáveis. Desta forma, salientamos a importância da saúde oral para a sua felicidade e bem-estar e deixamos alguns conselhos simples para que possa ter uma boca saudável e dentes fortes durante toda a vida.
Escove os dentes cuidadosamente, no mínimo duas vezes ao dia, e utilize fio dental diariamente entre os dentes para remover resíduos e bactérias de locais não acessíveis à escova.
Fazer uma consulta com o seu médico dentista, pelo menos uma vez por ano, é muito importante para manter uma boca saudável, mesmo que não tenha dentes naturais ou não tenha qualquer tipo de prótese dentária.
Os químicos presentes no fumo do cigarro são prejudiciais para os dentes e para a cavidade oral, assim como para a saúde em geral. Se fuma, deixe de fumar.
O álcool tem um efeito agressivo para o esmalte dos dentes e, se consumido em excesso, pode também causar secura na boca e ser um indutor de cancro oral. Limite o seu consumo.
Se sofre de diabetes, mantenha a sua doença controlada com a ajuda do seu médico de família ou do seu endocrinologista. Dessa forma, diminui o risco de outras complicações, incluindo doenças gengivais, nomeadamente, doença periodontal.
Se está a tomar um medicamento que faz com que a sua boca fique seca, avise o seu médico e peça uma medicação diferente que não tenha esse efeito secundário. Se a boca seca não puder ser evitada, beba bastante água, evite o tabaco e as bebidas alcoólicas e consulte o seu médico dentista.
As vitaminas e minerais presentes nos vegetais e nas frutas, assim como o cálcio, que encontramos em boas quantidades nos produtos lácteos, contribuem para manter os dentes e as gengivas saudáveis. Evite o consumo de doces, principalmente fora das refeições e à noite, antes de dormir – nunca se deite sem ter feito a sua higiene oral.
Se desenvolver atividade como cuidador de pessoas idosas, incentive-as e ajude-as a escovar bem os dentes e a utilizar fio dental, caso não sejam capazes de realizar essas atividades de forma independente. Lembre-se que a saúde oral é importante durante toda a vida e os dentes e gengivas não devem ser esquecidos.
Aprender a cuidar dos dentes e a dar importância à saúde oral começa na infância. É recomendável uma consulta com o médico dentista seis meses após nascer o primeiro dente ou quando a criança completa um ano de idade. A partir desse momento, os pais e cuidadores devem ajudar a criança a lavar os dentes cuidadosamente até à idade em que já consegue fazê-lo sozinha, monitorizando depois para ter em atenção se o faz corretamente e para controlar a quantidade de pasta dentífrica utilizada.
Uma boa saúde oral desde a infância até à idade adulta é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar geral. Ainda que a Medicina Dentária tenha percorrido um longo caminho e conhecido grandes avanços nos últimos anos, continua a ser muito importante que cada pessoa tenha um papel ativo no cuidado dos seus dentes – e os dos seus filhos. A saúde oral interfere na saúde da pessoa como um todo e, se não forem tratadas, doenças dentárias, tais como cáries, podem ser causa de outras condições clínicas.
Nunca descure a sua saúde oral – o seu sorriso depende disso! Consulte o seu médico dentista com regularidade.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)