Inovação – cirurgia robótica

Nos últimos anos, a cirurgia assistida por robô emergiu como uma força transformadora no campo da medicina, oferecendo uma série de benefícios que estão a revolucionar a forma como os cirurgiões abordam os procedimentos. As últimas inovações em cirurgia robótica apresentam uma constante evolução, com melhorias nos resultados, tempos de recuperação reduzidos e uma enorme precisão.

A história da cirurgia robótica remonta ao final do século XX, com o desenvolvimento de tecnologias que permitiram a criação de sistemas robóticos para auxiliar os cirurgiões em procedimentos médicos e cirúrgicos.

Em 2000, o sistema “Da Vinci” foi aprovado nos Estados Unidos da América pela FDA (Food and Drug Administration), para procedimentos cirúrgicos assistidos por robot. Foi inicialmente utilizado em cirurgias endoscópicas urológicas e ginecológicas e, desde então, expandiu o seu alcance para várias outras especialidades médicas, incluindo a cirurgia cardíaca, gastroenterologia, neurocirurgia e ortopedia.

A cirurgia robótica em ortopedia tem a sua origem na evolução da cirurgia minimamente invasiva e da tecnologia robótica. Nos anos 80 e 90, os sistemas robóticos começaram a ser usados em procedimentos ortopédicos, principalmente para cirurgias do joelho e da anca. No entanto, a verdadeira revolução aconteceu no início dos anos 2000 com o desenvolvimento de sistemas robóticos mais avançados.

Atualmente os braços robóticos em ortopedia permitem aos cirurgiões realizar cortes precisos, inserir implantes de forma mais correta e melhorar a recuperação pós-operatória dos doentes, sendo estas algumas das grandes vantagens apresentadas pela cirurgia robótica. Ao longo das últimas décadas, a tecnologia robótica evoluiu significativamente, incorporando sistemas mais avançados como a integração de programas informáticos e de inteligência artificial, permitindo uma maior acuidade durante os procedimentos cirúrgicos.

A cirurgia robótica é uma área em rápido crescimento na medicina, com contínuas pesquisas e desenvolvimentos com vista a melhorar ainda mais a precisão e a segurança dos procedimentos cirúrgicos assistidos por esta técnica. Continua a transformar a forma como os cirurgiões realizam intervenções médicas complexas, proporcionando aos doentes resultados mais precisos e uma recuperação mais eficaz.

No âmbito da sua modernização e seguindo os avanços tecnológicos em ortopedia, o Hospital de Santa Maria – Porto decidiu adquirir um braço robótico, disponibilizando esta nova tecnologia aos doentes.

 

 

Partilhar

Conselhos de Saúde Relacionados

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si