Gripe – saiba quando deve ficar em casa

Acordar a sentir-se doente e sem forças é algo que já aconteceu a todos.  Segue-se o momento em que debate consigo mesmo se liga para o trabalho e diz que está doente, ou levanta-se e vai mesmo assim.

Se tiver febre, principalmente mais do que 38ºC, deve ficar em casa. A febre não é apenas um indicador de que estamos doentes, é também uma forma de saber que o que temos pode ser contagioso.

Nem toda a gente pode ficar em casa quando uma doença ataca, ou porque não tem dias para tirar, ou por causa do trabalho que se acumulará na sua ausência. É uma decisão dificil tendo em conta estas considerações importantes, mas há momentos em que realmente deve ficar em casa – não só para o seu próprio benefício, mas para o benefício daqueles em seu redor.

Se realmente não pode faltar ao trabalho, aqui estão algumas dicas úteis que o podem ajudar a manter-se a si e aos outros protegidos contra novas doenças:

  • Pergunte ao seu chefe se há algum trabalho que possa fazer em casa – isto depende do seu emprego, mas se houver alguma tarefa que possa fazer a partir de casa, é a melhor opção.
  • Determine se há um local alternativo no qual possa trabalhar nesse dia. Se trabalha num escritório, talvez haja uma sala que não seja tão ocupada, mais isolada.
  • Considere usar uma máscara a cobrir o nariz e a boca. Pode parecer ridículo no início, mas os germes espalham-se mais facilmente do que pensamos. A gripe é contagiosa e o contágio é feito por via aérea. As máscaras faciais são fáceis de encontrar em qualquer farmácia e podem ajudar a não propagação dos germes.
  • Se tossir ou espirrar, certifique-se de cobrir o nariz e a boca. Lave ou desinfete as mãos imediatamente depois. Ao tocar superfícies duras, especialmente as comuns, como maçanetas e telefones, use um desinfetante para limpá-los após o uso.
  • Se ainda não o fez, consulte o seu médico. Mesmo que não consiga ir no horário de trabalho, muitos serviços de atendimento médico de urgência estão abertos 24 horas por dia. Quanto mais cedo descobrir o que tem, mais cedo começa o tratamento e mais cedo poderá voltar ao normal.

Cuide de si. Se os sintomas persistirem durante mais de três dias, consulte o seu médico.

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si