Menu
Menu
A diabetes mellitus é uma doença crónica que se carateriza por aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue.
A sua prevalência tem vindo a aumentar de forma preocupante, estimando-se que, em Portugal, cerca de 13% da população com idade compreendida entre os 20 e os 79 anos seja diabética, o que significa que há, no nosso país, mais de 1 milhão de indivíduos com diabetes, dos quais cerca de metade estão por diagnosticar.
A diabetes pode levar ao desenvolvimento de complicações vasculares – no coração, cérebro, membros inferiores, rim, retina e nervos – sobretudo quando os níveis de açúcar, o colesterol e a tensão arterial não são devidamente controlados e/ou se houver hábitos tabágicos.
O tipo de diabetes mais frequente, responsável por cerca de 90% dos casos, é a diabetes tipo 2, muitas vezes associada a obesidade ou a excesso de peso.
Está amplamente demonstrado que a adoção de hábitos de vida saudáveis – dieta equilibrada e exercício físico, com manutenção de um peso saudável – pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Na diabetes tipo 2, os sintomas relacionados com níveis altos de açúcar no sangue ocorrem habitualmente de forma lenta, sendo o diagnóstico muitas vezes tardio e quando estão já presentes complicações da doença.
Assim, é fundamental rastrear sobretudo os indivíduos com risco mais elevado de vir a desenvolver a doença, de forma a diagnosticá-la de forma precoce e a prevenir as suas complicações.
Revisão Científica: Dra. Maria João Matos, Médica Endocrinologista
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)