Menu
Menu
Olá. Bom dia.
Que bonita te encontras! Como estás de saúde?
Sabes por certo que este mês, outubro, é dedicado ao Cancro da Mama.
O Cancro da Mama é o cancro mais comum nas mulheres.
Os cientistas continuam a investigar e a ensinar acerca das suas causas, prevenção, fatores de risco e tratamentos; promovendo uma boa qualidade de vida e uma longa sobrevida.
Até há uma década o pico de incidência do Cancro da Mama verificava-se pelos 50/60 anos. Hoje surge em idades cada vez mais jovens até aos 30 anos.
O risco familiar é alto (mãe e irmãs), sobretudo se o Cancro da Mama na Mãe surgir antes da menopausa, associado ao risco genético.
É um cancro da raça caucasiana; predomina nas mulheres que tiveram a primeira menstruação numa idade jovem e a em menopausa tardia, e com a 1.ª gravidez depois dos 35 anos, mais frequente nas Mulheres que não amamentaram e que fizeram terapêutica hormonal, estrogénica, mais de cinco anos contínuos, associada a outros fatores de risco, como o consumo de tabaco e álcool, obesidade, sobretudo pós-menopausa e a inatividade física. Outros fatores novos importantes podem estar associados.
A deteção faz-se através do exame clínico (anual, obrigatório), o autoexame e a mamografia.
Entre nós, a 1.ª mamografia deve ser feita aos 45 anos e anual a partir daí, até aos 70 anos. Se houver “carga familiar”, a primeira de referência deverá ser feita aos 35 anos.
Se num autoexame detetar um nódulo deve recorrer logo a um médico.
O tratamento – quatro armas: cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonoterapia. A cirurgia hoje é quase sempre conservadora. A sua utilização e a utilização em relação as outras armas varia de pessoa para pessoa e a alternância dos tratamentos efetua-se de forma adequada a cada situação.
Conselho Amigo. Previne-te. Leva um estilo de vida saudável. Não queiras passar pelos tratamentos. Não te esqueças que a Mama define o teu género. É o teu elo de ligação com o teu filho. É o teu lema de sexualidade.
O Cancro da Mama afeta a tua autoestima e a imagem corporal.
Previne-te.
Com amizade,
Dra. Maria Teresa Osório, Médica Ginecologista
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)