Consulta Pós-Covid-19

A COVID-19, na fase aguda da doença, pode afetar múltiplos órgãos e sistemas, evoluindo desde formas ligeiras, que podem ser tratadas no domicílio, a formas muito graves e, por vezes, fatais. A razão pela qual o mesmo vírus pode desenvolver doença ligeira num indivíduo e noutro doença muito grave é, até ao momento, desconhecida, embora saibamos que está muitas vezes relacionada com os chamados fatores de risco como a idade, obesidade, diabetes e outras doenças prévias. Se ainda desconhecemos estes faCtos relativos à doença aguda, muito menos sabemos qual a razão de muitos doentes permanecerem com sintomas depois de curada a doença. Estes casos, na maior parte das vezes relacionados com as formas mais graves, podem também desenvolver-se após formas médias e ligeiras da doença, sendo o quadro clínico conhecido como síndrome pós-covid-19.

A síndrome pós-covid-19 pode manifestar-se por quadros de insuficiência respiratória ou cardíaca, alterações cognitivas (memória, concentração, etc.), complicações trombo-embólicas (AVC, embolia pulmonar, etc.), alterações neurológicas (cefaleias, perda do olfato e paladar, etc.), ansiedade, depressão, síndrome stress pós-traumático, dores musculares, articulares e fadiga muscular intensa. Todas estas sequelas devem ser avaliadas por uma equipa multidisciplinar que oriente um tratamento de reabilitação adequado a cada caso.

O Hospital de Santa Maria – Porto disponibiliza uma consulta de Medicina  Geral e Familiar apoiada por consultas de especialidade (Medicina Interna, Pneumologia, Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Clínica) que propõem o doente ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação, cujos especialistas prescreverão o programa de reabilitação adequado a cada doente.

O objetivo será a reabilitação física (restaurar função e o retorno às atividades de vida diária, profissionais e desportivas), respiratória, cognitiva (memória, concentração, alteração do humor, perda do olfato e paladar) e psicológica (ansiedade, depressão e síndrome de stress pós-traumático). O início precoce da reabilitação promove um retorno mais rápido às atividades de vida diária, laborais e desportivas. A fisioterapia respiratória trabalha o aumento da capacidade ventilatória e consequentemente uma maior resistência ao esforço. Com o recurso a técnicas específicas de fisioterapia incrementa-se a mobilidade articular, força muscular e equilíbrio.

Se mantém queixas após cura de COVID-19 contacte o Hospital Santa Maria – Porto, através do  225 082 000, para agendamento de consulta de avaliação pós-COVID-19.

Revisão Científica: Dr. Rui Pinto, Diretor Clínico

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si