Alimentação sustentável – o que é?

Marque já a sua consulta de Nutrição

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra anualmente no dia 16 de outubro, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization of the United Nations – FAO) decidiu reforçar a importância do acesso a uma alimentação saudável para todos, com o tema para este ano “Não deixar ninguém para trás”.

Com todos os desafios que a população mundial tem enfrentado, desde a pandemia COVID-19, conflitos internacionais, mudanças climáticas, desigualdade e inflação dos preços dos bens alimentares e da energia, o acesso e a biodisponibilidade a alimentos saudáveis e nutritivos tem sido cada vez mais difícil. Aliás, atualmente 3,1 biliões de indivíduos (aproximadamente 40% da população mundial) não conseguem fazer uma alimentação saudável.

A solução pode estar na implementação de soluções inclusivas, que sejam sustentáveis e considerem a evolução a longo prazo. Para tal, cada pessoa deve preocupar-se em adotar hábitos no sentido de praticar uma alimentação mais sustentável.

É considerado um alimento sustentável aquele que é fruto de métodos de produção que respeitem o ambiente, os animais, os produtos e os consumidores, que é sazonal e adquirido a produtores locais.

Posto isto, o que podemos fazer para adotar uma alimentação sustentável?
  • Elaborar uma lista de compras antes de ir ao supermercado, de acordo com o stock existente e tendo em conta as necessidades da semana seguinte;
  • Privilegiar a aquisição de produtores alimentares locais;
  • Preferir alimentos frescos e da época;
  • Reduzir o desperdício na preparação e confeção dos alimentos (aproveitamento de cascas e caules);
  • Reaproveitar as sobras de refeições;
  • Minimizar o uso de embalagens descartáveis;
  • Ter em atenção os prazos de validade dos produtos, principalmente quando estes estão guardados em casa. Colocar os produtos com menor prazo de validade numa posição mais visível para que sejam consumidos em primeiro lugar (“FEFO” – “First expired, First Out”);
  • Aderir à compostagem dos restos de comida e à política dos 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Estas medidas devem partir de cada indivíduo e da sociedade em geral, bem como dos diferentes setores públicos e privados, para que, em conjunto, se trabalhe para um futuro sustentável e abrangente onde possa ser possível um melhor acesso a uma alimentação nutritiva, adequada e saudável a todos.

Se tem dúvidas ou pretende um plano nutricional à sua medida, consulte a nossa equipa de especialistas em Nutrição – ligue 225 082 000 e marque a sua consulta.

Equipa de Nutrição do Hospital de Santa Maria – Porto

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si