Menu
Menu
Anualmente, dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. Esta comemoração tem como objetivo promover a sensibilização à escala mundial da importância da água como base da vida. Este ano, o tema escolhido pelas Organização das Nações Unidas foi “Água para a Paz”, que reforça a importância do papel da água na promoção da harmonia e na prevenção de conflitos.
É urgente gerir a água de forma responsável porque a sua disponibilidade está ameaçada (com diferentes impactos em diferentes zonas do mundo). O rápido crescimento populacional, a urbanização, o desenvolvimento económico, as alterações climáticas, a poluição, a captação excessiva e a má gestão da água, mais do que nunca, produzem um impacto significativo no futuro deste recurso precioso para a vida. E as suas repercussões sentem-se em múltiplos sistemas: na perda da biodiversidade; no aumento das catástrofes naturais; na perda de água doce mundial disponível para consumo; nos prejuízos económicos, entre outros.
Valorizar e reconhecer a importância da água também significa relembrar os seus inúmeros benefícios para a vida humana, enquanto elemento regulador do funcionamento de todos os órgãos e sistemas corporais, nomeadamente:
O acesso à água não deve ser tido como garantido, não é um recurso infindável de uso desmedido sem consequências. Num país como Portugal com água potável de fácil acesso, a ação coletiva deve ser no sentido de consumir a água apenas mediante necessidade e preservá-la através de comportamentos, que realizamos todos os dias, mais bem ponderados:
“O objetivo final é promover a paz e garantir que todos os utilizadores de água tenham acesso seguro à água para a sua saúde e saneamento, segurança alimentar e meios de subsistência, sem comprometer as necessidades de ecossistemas saudáveis”.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)