A importância do Exame Médico Desportivo

Para todos os praticantes de desporto ou candidatos à prática desportiva, amadores ou profissionais, há sempre uma oportunidade para “ver” se tudo está bem, através do exame médico-desportivo. Trata-se de um exame clinicamente recomendável para todos os desportistas, mesmo que ainda não seja exigido por força de lei, devendo ser efetuado antes da prática mais regular de um desporto, mesmo que seja só desporto de fim de semana ou “jogos entre solteiros e casados”.

Este exame é obrigatório para todos os atletas federados e sem ele o seguro desportivo não pode ser efetuado.

O Hospital de Santa Maria – Porto, através do seu prestigiado corpo clínico, disponibiliza o referido exame, dispondo de especialistas com larga experiência nestas avaliações e com formação nesta área específica. Dispõe igualmente de clínicos de diferentes especialidades médicas, como Medicina Dentária, Cardiologia, Ortopedia, Pneumologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Urologia ou Nutrição, entre tantas outras, para o diagnóstico e seguimento de algumas situações clínicas que podem ser detetadas.

Tem ainda a vantagem de disponibilizar a execução dos diversos exames complementares de diagnóstico, quer sejam radiografia, ecografia, ressonância magnética, tomografia computorizada ou ecocardiograma em repouso e com prova de esforço, assim como exames analíticos, tendo a vantagem de ser possível, no mesmo local, a realização de todo o protocolo para que no final da avaliação o atestado médico-desportivo seja finalmente preenchido e assinado.

O exame médico-desportivo é realizado por um médico especialista e consiste numa avaliação médica que se inicia pela recolha da história clínica, antecedentes pessoais e familiares, exame sumário de diferentes órgãos e sistemas, com especial atenção à hipertensão arterial, diabetes, patologias do foro ortopédico, patologia do foro auditivo e visual, finalizando com o preenchimento do respetivo atestado médico-desportivo (que dispõe de impresso próprio) e termina emitindo parecer sobre a existência ou não de contraindicações para a prática da modalidade, com ou sem restrições.

De salientar que é obrigatório indicar o desporto que pratica e por isso a existência de contraindicação com ou sem restrições ou a não existência das mesmas é para essa modalidade.

Deverá sempre realizar um exame médico-desportivo mesmo que não tenha como finalidade o preenchimento do respetivo boletim, uma vez que permite verificar o estado de saúde do examinado, tratar atempadamente patologias que se detetem na avaliação e delinear procedimentos futuros para uma vida mais saudável.

O Hospital de Santa Maria – Porto pode proporcionar-lhe, além da avaliação física, um acompanhamento personalizado para melhorar a sua performance e acompanhar a sua evolução ao longo de determinado período.
A prática desportiva com carácter regular favorece o bem-estar físico e psíquico e fará de si uma pessoa mais saudável.

Estamos ao seu dispor, consulte-nos! Marque o seu Exame Médico-Desportivo através do nr: 225 082 000.

 

Partilhar

Conselhos de Saúde Relacionados

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si