Menu
Menu
Estamos no mês de outubro, o mês de sensibilização para a prevenção e combate ao cancro da mama. Neste texto, reunirmos alguma informação sobre oito alimentos que são naturalmente cor-de-rosa e sobre os quais existem estudos que comprovam que ajudam a prevenir e a combater o cancro da mama. Lembre-se, para prevenir as doenças inclua sempre as frutas e os legumes na sua alimentação e, se possível, prefira os produtos orgânicos e biológicos, que têm menos pesticidas e, logo, menos toxinas.
A couve roxa contém um composto chamado indole-3-carbinol – está presente na grande parte dos vegetais crucíferos -, que tem vindo a ser estudado pelo seu potencial para reduzir significativamente a incidência de cancro da mama.
Vários estudos laboratoriais sugerem que estes frutos com sementes em forma de pérolas cor-de-rosa podem prevenir o cancro da mama. Os estudos indicam que as substâncias presentes na romã, para além de outros benefícios, podem bloquear a aromatase, uma enzima que converte o androgénio em estrogénio.
Tem sido demonstrado em testes de laboratório que o extrato de beterraba vermelha pode ajudar a suprimir tumores de múltiplos órgãos e os especialistas estão já a pensar em usá-lo em combinação com medicamentos tradicionais contra o cancro, de forma a reduzir os seus efeitos tóxicos colaterais.
Tem sido demonstrado que os rabanetes, pelo seu alto teor de antioxidantes, podem ajudar a reduzir a propagação de células de cancro da mama. Além disso, um estudo de laboratório realizado com rebentos de rabanete japonês mostrou mesmo uma redução significativada incidência de tumores mamários.
Cheias de betacaroteno, tais como as suas congéneres cor-de-laranja, também o vermelho e o roxo nessas cenouras indica a presença de antocianinas, que têm um extraordinário poder antioxidante.
As cascas vermelhas e cor-de-rosa indicam elevado teor de antocianinas, que são substâncias anticancerígenas. Em conjunto com a quercetina, um flavonol que inibe o crescimento do cancro de mama, conforme comprovado num estudo recente de cultura de células, são duplamente eficazes na prevenção de vários tipos de cancro..
As batatas doces nas suas versões de pele rosa ou roxa são ricas em antioxidantes. A sua polpa alaranjada indica a presença de betacaroteno – que tem demonstrado reduzir o risco de cancro de mama até 25% quando consumido regularmente. E um estudo japonês em ratos mostrou que os extratos de batata doce reduziam os tumores existentes de cancro de mama e impediam o crescimento de novos tumores.
Escolha sempre a uvas vermelhas, ou pretas, pelos poderosos antioxidantes que se encontram na sua pele: você terá o mesmo componente de combate ao cancro que o vinho, mas sem o álcool (que alguns estudos sugerem que pode aumentar o risco de cancro).
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)