Menu
Menu
Num mês em que se celebra o Dia Mundial da Coluna Vertebral, queremos relembrar aqui alguns cuidados para evitar e prevenir as lesões da coluna, que podem ser muitas e com variadas causas. Excetuando as causas derivadas da ocorrência de acidentes e traumas, existem outros tipos de causas de dor na coluna que podem ser prevenidas, com alguns cuidados ao longo da vida.
As lombalgias, vulgarmente chamadas “dores nas costas”, são a principal causa de incapacidade em todo o mundo, de acordo com o Global Burden of Disease 2010.
A dor nas costas é um dos motivos mais comuns de faltas ao trabalho, sendo também o segundo motivo mais comum para as visitas ao consultório médico, superada apenas pelas infeções respiratórias. Os especialistas estimam que 80% da população mundial terá um problema nas costas em algum momento da sua vida¹.
A maioria dos casos de dor nas costas é mecânica ou não orgânica – o que significa que não é causada por doenças graves, como artrite inflamatória, infeção, fratura ou cancro. A dor nas costas pode variar de uma dor leve e constante a uma dor aguda e repentina que torna difícil a mobilidade. Pode surgir de repente, por exemplo, após uma queda ou depois de levantar algo muito pesado, ou pode vir a piorar lentamente ao longo do tempo. Trata-se de uma situação clínica extremamente debilitante e que afeta enormemente a qualidade de vida dos indivíduos, pelo que vale a pena dar alguma atenção às medidas preventivas, ou seja, aquilo que pode fazer para a evitar. Porque a saúde da sua coluna é fundamental, deixamos aqui cinco conselhos uteis para prevenir as dores nas costas:
O exercício é a chave para prevenir e para ajudar a aliviar as dores nas costas. Os seguintes exercícios, quando feitos de forma correta e com o acompanhamento de profissionais especializados, podem ajudar:
Com efeito, qualquer exercício que seja realizado regularmente, em segurança, pode ajudar. O ideal é tentar fazer algo de que se goste, para retirar prazer nessa atividade enquanto está a contribuir para a melhoria da saúde da sua coluna.
Pode não parecer óbvio que um core mais forte possa melhorar a saúde da coluna mas, como em qualquer região do corpo, são os músculos que estabilizam as articulações. O core não consiste apenas nos músculos abdominais, embora eles sejam os que principalmente contribuem para a estabilidade da coluna. Os músculos das costas, dos flancos, da pelve e das nádegas também fazem parte desse núcleo. É o fortalecimento de todos esses músculos que ajuda a apoiar e suportar a coluna.
Permanecer sentado por períodos prolongados pressiona os discos e ligamentos da região lombar. Se tem um trabalho que exige muito tempo sentado, faça pausas frequentes ou tente uma mesa onde possa ficar de pé.
Estar acima do peso normal ou ser obeso pode aumentar o risco de dor lombar. Do mesmo modo, as pessoas que têm dor nas costas e estão acima do peso normal tendem a demorar mais tempo a curar a inflamação quando ela ocorre. O excesso de peso pressiona a coluna lombo sagrada, sendo um dos fatores para a degradação dos discos, facilitando a formação de hérnia discal. Preocupe-se em seguir uma alimentação e dieta saudável, já que mesmo uma pequena perda de peso pode reduzir em muitos quilos a pressão na sua coluna.
O importante é não desleixar e ter sempre em atenção algumas regras básicas para manter uma boa postura física:
Muitas vezes as dores nas costas são apenas uma inflamação que passa com alguma limitação do esforço e o tratamento adequado (calor local e analgésico) num prazo de 3 a 5 dias. Se a dor se mantém, ou se tem dúvidas quanto à sua dor nas costas, consulte o seu médico de família um médico especialista em Ortopedia.
¹- Vallfors B. Acute, Subacute and Chronic Low Back Pain: Clinical Symptoms, Absenteeism and Working Environment. Scan J Rehab Med Suppl 1985; 11: 1-98.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)